5 Dicas para Saber Qual a Origem dos Clientes

Quando uma empresa começa, os clientes chegam aos poucos. Com isso, é possível acompanhar todos os processos de relacionamento e saber rapidamente qual foi a origem desse público.

Conforme o tempo vai passando e os negócios melhorando, as origens se diversificam, o que pede ainda mais cuidado com esforços e investimentos nos canais que melhor trazem retorno.

Por que é importante saber a origem dos clientes

Em qualquer empresa, todo o esforço para atrair os clientes, precisa trazer lucros e crescimento aos negócios.

Mas antes mesmo de pensar em atrair esses clientes, é muito importante saber onde achá-los. Seja no marketing tradicional ou no marketing digital, são muitos os canais que possibilitam as estratégias de prospecção.

Quando falamos especificamente do marketing digital, esses canais podem ser as redes sociais, campanhas de e-mail marketing, atendimento via chat diretamente no site e tantos outros meios que compõem uma estratégia robusta.

Entre os benefícios de saber a origem dos clientes, estão o melhor alcance nos esforços de investimentos em mídia, principalmente o CPC (Custo por Cliente), que, seguindo uma boa estratégia de ROI (Retorno Sobre Investimento) deve ser de 5 vezes o valor investido. Simplificando, é como se para cada R$ 1 investido, a empresa conseguisse R$ 5 de retorno.

Como saber de quais canais os clientes chegam

Como dissemos, esse é um mapeamento que precisa estar sempre atualizado. Para isso, podem ser utilizadas diferentes ferramentas e, principalmente, bons analistas.

Abaixo, separamos os 5 principais caminhos para mapear a origem dos clientes.

1. Ferramentas de CRM

O termo CRM significa “Customer Relationship Management” ou, traduzido, “Gestão de Relacionamento com o Cliente”.

A estratégia com CRM tem como principal objetivo suprir as necessidades dos clientes. Ou seja, o foco não está na venda de um determinado produto ou serviço, mas sim, no registro de toda e qualquer interação do consumidor com a empresa.

Entre as vantagens do CRM, está o fato de que qualquer colaborador pode acessar um banco de dados com informações sobre quem é o cliente, como ele chegou até a empresa, quais foram os tipos de interações, se já comprou um produto e há quanto tempo esse relacionamento existe.

2. Mapeamento da Origem via Redes Sociais

Facebook, YouTube, Linkedin, Instagram, WhatsApp, e-mail e outros. A cada dia surge um novo canal digital na internet, seja uma rede social, uma plataforma de negócios ou outros meios.

É importante entender que isso não significa que uma empresa precisa estar presente em todos esses canais. É preciso entender qual é o perfil do público que atua em cada plataforma e, se estiver adequada aos objetivos da empresa, se fazer presente.

A partir do momento em que esse filtro é realizado, conteúdos são criados para atrair o público e, assim, realizar conversões.

Quando a atuação é em mais de uma dessas plataformas, é importante contar com uma boa ferramenta de marketing digital que analisará o nível de engajamento do público e o crescimento da base. Essa análise trará dados que serão acompanhados cuidadosamente e, assim, indicará qual é o principal canal de origem dos clientes.

3. Definição de ICP

O ICP, ou Ideal Customer Profile, descreve quais seriam as características do cliente ideal. Nessa descrição, deve ser levado em conta um perfil altamente engajado.

Se esse cliente for uma empresa (B2B), são definidas informações sobre o segmento, a quantidade de colaboradores, endereço, região de atuação, ticket médio, principais produtos ou serviços e tudo o mais que estiver relacionado a esse cliente.

Caso seja um cliente humano (B2C), é importante descrever o nível de engajamento, a frequência de aquisição de produtos ou uso de serviços e o tipo de interação que ocorre.

Definir o ICP será importantíssimo para que sua empresa tenha uma atuação cirúrgica quanto ao tipo de abordagem que será feito para a aquisição de novos clientes e até mesmo sobre quais regiões devem ser alvo de testes de produtos ou serviços.

4. Funil de Demanda

Um funil é uma estratégia muito importante e cada vez mais presente em equipes de marketing e vendas. Esse tipo de estratégia é feito em 4 principais etapas: interesse, envolvimento, conversão e pós-venda.

A lógica do funil é a de utilizar o topo como maior abertura para atrair muitos usuários interessados nos serviços ou produtos oferecidos.

Conforme essas pessoas experimentam mais conteúdos de acordo com seu interesse, elas seguem nesse funil até que chegam ao fundo, significando que esse usuário efetuou uma compra.

Na análise de origem dos clientes, esse funil traz a vantagem de entender de onde esse público veio, em qual estágio está seu envolvimento com a marca e qual será o tipo de abordagem mais assertiva para efetuar uma venda. Entendendo todos esses pontos, toda a cadeia de atração de pessoas é otimizada.

5. SDRs na Prospecção Ativa

O Sales Development Representative (Representante de Desenvolvimento de Vendas) ou, simplesmente, SDR, é um profissional que tem como objetivo qualificar os leads antes da equipe comercial realizar a abordagem.

A importância desse profissional é garantir que os potenciais clientes tenham interesse suficiente para realmente permitirem a abordagem da equipe de vendas. Entre suas atribuições estão a descrição completa desses clientes, o que será fundamental para dar insumo à própria equipe comercial.

Registrar a Origem dos Clientes Eleva as Chances de Aumentar as Vendas

Com todas as informações registradas, ficará muito mais assertivo prospectar, converter e fidelizar o público.

Utilizar as ferramentas sobre as quais falamos nesse post e, principalmente, ter bons analistas para manter os dados sobre os clientes atualizados, certamente fará toda a diferença.

Mas não para por aí. Seguir estudando seus próprios clientes é sempre muito importante para antecipar tendências e oferecer o que o público quer, no momento exato em que deseja algo.

Por isso, vale seguir conferindo nossos conteúdos que ajudarão e muito nas estratégias de sua empresa. Aproveite para acessar o nosso post sobre Como Aumentar a Sua Base de Leads para Campanhas Digitais e crie muito mais oportunidades!

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