7 exemplos de e-mail marketing para vender muito mais

Há quem viva divulgando a mensagem apocalíptica de que o e-mail marketing morreu. Mas não é bem assim. Das ferramentas, portais e plataformas que a internet possibilita, absolutamente todas necessitam de um e-mail para configurar um usuário. Logo, esse canal de comunicação é indispensável para fazer marketing de conteúdo ou seguir pela estratégia de Inbound Marketing.

O uso do e-mail marketing como solução para atrair, converter e levar um usuário à compra é uma solução inteligente e muito econômica.

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Para ajudar sua empresa a conseguir números iguais ou melhores, separamos 7 dicas de modelos de e-mail marketing que poderão melhorar os resultados de negócios. Confira!

Quais são os principais modelos de e-mail marketing

Versátil, inteligente e com alto poder de segmentação: o e-mail marketing traz vantagens inegáveis para quem deseja conseguir melhorar os próprios resultados com marketing digital. Além disso, a flexibilidade de formatos permite diferentes abordagens conforme os objetivos de negócios.

Entre os principais formatos de email, estão: boas-vindas, informativo, promocional, transacional, e-commerce, reativação e especial. E nossa recomendação é que, para cada um desses, exista um template pré-definido. Isso ajudará a dar escalabilidade e, principalmente, garantir ganho de tempo aos seus colaboradores, reforço na identificação da marca por parte do cliente e economia. 

Abaixo, separamos os 7 principais modelos de e-mail marketing que você deve ter sempre disponível para fazer rodar sua estratégia. 

1. Template de e-mail promocional

Esses tipos de e-mails são voltados para campanhas de promoção de ofertas. Mas isso não significa que devem se referir apenas a divulgações de descontos ou coisas do tipo. Leve em consideração a oferta de vantagens gratuitas para o usuário, como o download de um e-book e outros materiais ricos. 

Entre as principais estratégias com e-mail marketing promocional, estão:

  • E-commerces de varejo divulgando produtos físicos para o consumidor final;
  • Empresas de serviços digitais que ofertam consultorias e demonstrações de ferramentas;
  • Agências de conteúdos que divulgam materiais ricos, como e-books, webinars, tutoriais e outros.

De maneira geral, esse tipo de e-mail está focado na conversão do usuário, portanto deve contar com call to actions evidentes, como “Baixe grátis”, “Conheça Agora”, “Compre aqui” etc.

2. Template de e-mail informativo

São os famosos newsletters. Esse modelo de e-mail marketing objetiva a informação de novidades e atualizações para a base de usuários. Nesse caso, podem ser consideradas ofertas ou assuntos do mercado, entre outros. O conteúdo deve ser a principal atração.

Esses e-mails contam com textos mais extensos, onde as chamadas direcionam para o seu site ou blog. 

Como vantagem, esse modelo de e-mail possibilita a mensuração de números de cliques nos links disponibilizados, o que pode indicar possíveis segmentações para a evolução da estratégia. 

A periodicidade é um dos principais pontos dos newsletters, pois isso garante o engajamento da base. 

3. Templates de e-mails transacionais 

São modelos de e-mail marketing que indicam uma ação esperada dos usuários. Os conteúdos devem indicar confirmações de pedidos, compras, atualizações de senhas, cadastros ou recebimento de material disponibilizado. 

Os textos devem ser simples e curtos e devem ser disparados assim que o cliente tiver realizado uma ação anterior, como a solicitação de download de e-book, solicitação de nova senha e situações semelhantes. 

4. Templates de e-mails para boas-vindas

São modelos de e-mails que marcam o ponto de partida no relacionamento com o usuário convertido em lead. Apresente textualmente as vantagens dessa nova fase, o que ele pode esperar de sua empresa e tudo o que for positivo nessa relação. 

Além disso, é possível indicar possíveis canais segmentados de seu site, indicando para o lead um possível caminho e, com isso, um fluxo de nutrição inteligente que poderá converter compras. 

5. Template de e-mail especial

O principal objetivo desse tipo de e-mail marketing é fazer com que o seu lead se sinta especial. O disparo pode ser em ocasiões como aniversários, conquistas e felicitações que mostrem o quanto essa pessoa é importante para sua empresa. 

O template indicado é com uso de imagens e textos emocionais curtos que indiquem ofertas de descontos, brindes e outros. A ideia é que realmente a mensagem seja carinhosa para reforçar o bom relacionamento com esse cliente. 

6. Template de e-mail para e-commerce

Em um e-commerce, o e-mail marketing é uma comunicação vital para a empresa. Com esse tipo de e-mail é possível incentivar o engajamento, o relacionamento, sugerir promoções, valorizar novidades, indicar produtos abandonados em carrinhos e, principalmente, aumentar a conversão. 

Para que esse tipo de estratégia funcione, é preciso incentivar o cadastro dos clientes na lista de e-mails para garantir uma base rica, com pessoas genuinamente interessadas em seus produtos ou serviços. Isso dará eficácia aos disparos e diminuirão as ocorrências de spams. 

O enriquecimento dessa base pode ser realizada por meio de landing pages contendo formulários breves de cadastros para a inserção de dados de contato por parte do usuário. 

Os disparos devem considerar informações que realmente atraiam o interesse do cliente — desde a comunicação de ofertas, até o auxílio na solução de problemas. 

Além disso, as estratégias de e-mail marketing para e-commerces devem sempre considerar testes, variando o tipo de assunto, conteúdo, layout, imagens, posição do botão de call to action e muito mais. São os chamados testes AB, que sempre trarão insights importantes sobre o que funciona melhor junto aos seus leads. 

7. Templates de e-mails para reativar clientes

É muito normal que, com o passar do tempo, muitos leads sintam menos interesse em se relacionar com sua empresa. Mas isso não significa que são contatos perdidos. Sempre existe a possibilidade de recuperá-los para sua base de clientes. 

Para isso, a primeira dica é ofertar vantagens interessantes. Descontos relevantes, brindes e outras coisas que estejam na linha de interesse dessa pessoa. Capriche na descrição do assunto do e-mail, deixando evidente a oferta especial para que a pessoa volte a ser um cliente e faça segmentações altamente criteriosas para o disparo. Seguindo essas dicas, as chances de reativação crescem consideravelmente. 

É claro que, se o lead não responder positivamente ao estímulo, ele deverá deixar sua base de contatos, o que não é algo necessariamente negativo, já que você estará mantendo essa base forte. 

Lembre-se de que uma campanha de e-mail marketing começa com uma boa base segmentada de contatos, depende de bons layouts, mas também de conteúdos relevantes, periodicidade inteligente, escalabilidade e boa segmentação. São conjuntos de fatores que garantem ótimos resultados e trarão o crescimento de sua empresa. 

E então, entendeu a importância de um bom layout para suas campanhas? Aproveite e confira nossas dicas sobre como aumentar a sua base de leads para campanhas de mailing!

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