A Importância do Marketing Digital para Empresas de Tecnologia

Números, dados, estatísticas e muito desenvolvimento: o setor de T.I é o que representa integralmente o poder da tecnologia no mundo. Mas isso não quer dizer que esse domínio é total. Entender a importância do marketing digital para empresas de tecnologia é uma dificuldade comum a alguns analistas de setor. 

Saber como utilizar as ferramentas certas, o poder do marketing de conteúdo, das redes sociais e até mesmo as estratégias de Inbound Marketing é algo fundamental para divulgar os serviços e os avanços de empresas do setor de T.I e, com isso, atrair mais atenção do público e maiores investimentos. 

Para entender o que é e como aplicar o marketing digital para empresas de tecnologia, trouxemos as principais dicas sobre esse assunto nos tópicos abaixo. Confira!

Por que utilizar o marketing digital para empresas de tecnologia

Tecnologia da informação e marketing digital habitam o mesmo universo: o digital. A principal diferença, talvez, seja a de que o marketing digital depende muito mais da internet, o que não é uma verdade absoluta com o setor de tecnologia.

O marketing digital trabalha, principalmente, com a divulgação de soluções e produtos. E em uma era que as principais fontes de informações, marcas e empresas estão na internet, é praticamente impossível ficar de fora desse balaio.

Entre os principais diferenciais do marketing digital destaca-se, sem dúvidas, a visibilidade. Apostar em uma boa estratégia e nas ferramentas certas fará toda a diferença para que a divulgação certa chegue no público certo e no momento certo.

É uma construção de audiência qualificada que somente o marketing digital proporciona – e o melhor: 63% mais econômica em comparação com o marketing tradicional.

Quais as vantagens do marketing digital para empresas de tecnologia

Além da excelente visibilidade, economia na divulgação e assertividade na abordagem ao público principal, o marketing digital traz outras vantagens importantíssimas, como:

  • Ganho de autoridade frente a concorrência: quando os esforços de sua empresa chegam ao público ideal, o resultado é a valorização dos serviços ou produtos oferecidos. Com isso, sua empresa sai na frente da concorrência ao antecipar a conquista do público.
  • Mensuração de resultados em tempo real: com as ferramentas certas é possível medir em tempo real o quanto as estratégias para falar com seu público estão trazendo resultados. Esse é um ponto importantíssimo para corrigir possíveis falhas e reforçar resultados positivos.
  • Antecipação de tendências: todo e qualquer produto destinado ao mercado B2B ou B2C precisa ter boa aceitação. E além da mensuração constante de resultados, é possível identificar o comportamento do público para antecipar possíveis necessidades e tendências. Dessa maneira, fica muito mais fácil desenvolver o produto certo ao público certo.
  • Desenvolvimento de experiências do usuário: assim como no universo de UX (User Experience) e UI (User Interface), o marketing digital conta com testes constantes que monitoram as respostas dos usuários conforme o tipo de layout, figuras e textos aplicados. Entender esse tipo de comportamento é fundamental para corrigir a comunicação e garantir maior interesse – são os famosos testes A/B. Trocar informações com analistas de marketing digital e levar esses dados para o desenvolvimento de experiências em times de desenvolvimento, será algo, sem dúvidas, valiosíssimo.

Quais as principais estratégias de marketing digital para empresas de T.I

Para muitos, marketing digital significa administração e posts em redes sociais, mas vai muito além disso. São muitas estratégias diferentes que podem atender aos mais variados nichos de empresas – do varejo ao TI.

Confira as principais estratégias:

Marketing de conteúdo para empresas de TI

A produção relevante de conteúdos é o que envolve os usuários em possíveis interesses a serviços ou produtos. Como o setor de tecnologia demanda um alto consumo de diferentes informações que explicam desde aplicativos às redes de uso é preciso sempre conversar com o usuário e explicar o que está sendo entregue. Para isso, utiliza as seguintes soluções:

Blog

Um blog corporativo é importantíssimo para atrair, conquistar e fidelizar o público conforme o desenvolvimento de soluções tecnológicas. Além disso, é o ponto central quando o público quiser estudar quais são as iniciativas de sua empresa quanto às novidades em produtos de tecnologia.

Saiba mais em: Como conteúdos de blog podem valorizar sua marca.

E-mail marketing

É uma estratégia que tem como principal objetivo alimentar o público com informações e novidades relacionadas à sua empresa. A partir de textos curtos é possível criar fluxos de nutrição que deixarão os usuários sempre envolvidos e interessados por sua empresa.

Redes Sociais

São os canais de marketing digital mais acessados. Nas páginas de redes como o Facebook, Instagram, YouTube, Linkedin e outros, é possível divulgar novidades, conversar diretamente com o público, educar, perceber quais as principais necessidades e monitorar concorrentes.

Automação de Marketing

Esse tipo de estratégia é muito importante para gerenciar uma grande quantidade de usuários já envolvidos com sua empresa. O principal objetivo é distribuir conteúdos valiosos conforme o nível de interesse dos usuários, o que resulta em uma abordagem mais personalizada e assertiva para converter leads em clientes. Para isso, são utilizadas as seguintes ações:

Inbound Marketing

Contempla a entrega de conteúdos conforme um determinado funil que indica o quanto o usuário está mais perto de adquirir seus produtos ou serviços. Para isso, utiliza as seguintes soluções:

SEO

É a otimização de palavras-chaves que facilita a leitura de mecanismos de buscas, como o Google, e faz com que seus posts e site apareçam entre os principais resultados nas pesquisas dos usuários. É uma excelente economia por longos anos em comparação ao investimento em anúncios.

Saiba mais em: O que é SEO e como colocá-lo em prática em seu site.

Mídia Paga

São anúncios pagos que podem ser veiculados tanto em resultados de buscas, como o Google, como também em redes sociais ou mídias displays. Têm a vantagem de garantir investimentos baixos e entregas assertivas conforme a segmentação do público.

Quais são as melhores ferramentas de marketing digital para empresas de tecnologia

Saber escolher e gerenciar as ferramentas para o marketing digital é o principal caminho para garantir os melhores resultados. E o melhor caminho é sempre contar com especialistas no assunto – afinal, é assim também com o setor de tecnologia.

Para entender melhor como dar um primeiro passo e entender quais são as principais ferramentas para o marketing digital, preparamos um artigo que deve ser consultado antes de qualquer investimento: clique aqui e confira quais são as principais ferramentas para a gestão de social media e dê um passo a mais para chegar a grandes resultados!

Deixe uma resposta