Não tenha dúvidas: você já foi impactado pelo marketing de conteúdo. Em suas buscas pelo Google e redes sociais, provavelmente já encontrou conteúdos de alta relevância que ajudaram a entender determinados problemas e ofereçam a chance de aprender algo.

É bem possível, inclusive, que tenha mudado seu ponto de vista sobre algumas empresas após receber conteúdos de alta credibilidade produzidos por ela.

E foi a partir disto que elas começaram a construir um relacionamento com você – e é bem provável que a esta altura, este relacionamento já tenha sido convertido em compras.

É assim que funciona o marketing de conteúdo. Ou, como muitos chamam, o novo marketing. Uma estratégia baseada em relacionamentos, não em vendas.

E é para falar sobre o poder desta estratégia, seu custo-benefício excelente e como conquistar clientes através dela, que trouxemos as dicas abaixo. Confira!

Como o Marketing de Conteúdo atrai clientes potenciais

Em média, 7 em cada 10 empresas já utilizam o marketing de conteúdo para conquistar novos clientes. E não é por acaso.

O Marketing de conteúdo é uma das estratégias digitais mais consistentes para atrair clientes potenciais.

Isto porque sempre existirão pessoas com dúvidas sobre assuntos relacionados a diversos setores. Seja a respeito de referências, dicas, atualizações ou sobre produtos e serviços em si.

A vantagem disto é que estas buscas estão naturalmente relacionadas ao seu negócio. E isso as transforma em demandas de alto valor.

Entretanto, isto não quer dizer que sua empresa deva sair escrevendo conteúdos com o objetivo de fazer o consumidor comprar imediatamente um produto. Esta fase existe, mas só aparece no final desta estratégia.

E para chegar até esta fase, é preciso construir relacionamento e reputação através de conteúdos relevantes que gerem confiança e valor.

Será assim que o marketing de conteúdo estará presente no momento certo, no lugar certo e sendo consumido pelas pessoas certas.

Como funciona a estratégia de marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo precisa ter consistência no tom verbal e na periodicidade de publicações. Isto será essencial para aproximar quem procura assuntos relacionados ao seu negócio.

Este esforço vale muito a pena, pois, quanto mais as pessoas avaliarem suas postagens como relevantes, maior será o número de compartilhamentos e novos visitantes. Isto, aliado à otimização SEO, influenciará os resultados orgânicos do Google, fazendo com que sua empresa apareça entre as primeiras páginas sem que seja necessário investimento em mídia.

Para criar a consistência necessária, este tipo de estratégia se utiliza de personas para dirigir sua comunicação. Estas personas são personagens fictícios que trazem em si as principais características do público-alvo.

As estratégias do marketing de conteúdo são separadas em três principais fases:

  • Atração
  • Consideração
  • Decisão

Em cada fase, os conteúdos devem atender às necessidades específicas do público. Você poderá entender ainda melhor sobre isto ao conferir nossa postagem completa sobre como planejar a estratégia de marketing de conteúdo.

 Imagem de fundo azul com peças de scrabble formando a frase "It is marketing"

Quais as principais vantagens do marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias do Inbound Marketing para captar e qualificar leads que, no momento certo, serão abordados pelo departamento comercial.

Entre suas principais vantagens, estão:

  • Segmentar naturalmente do público
  • Estender a visibilidade da marca
  • Iniciar o relacionamento com o cliente
  • Transformar a marca uma autoridade no setor de atuação
  • Promover a fidelização
  • Trabalhar a nutrição de leads, convertendo potenciais compradores
  • Aumentar o ticket médio de compra
  • Nunca expirar
  • Ser mais econômico e efetivo do que marketing tradicional

Para começar a investir no marketing de conteúdo, basta estruturar um blog que esteja associado ao seu site e criar as postagens que estejam relacionadas às personas de seu negócio. Uma boa maneira de começar é observar e consultar agências que se especializaram neste tipo de trabalho.

De maneira geral, estas agências trabalham com pesquisa, conteúdos de alta relevância, boa estrutura de texto e otimização SEO.

Marketing de conteúdo x marketing tradicional: qual é melhor?

Valor de investimento

A diferença gritante entre o investimento no marketing de conteúdo e no marketing tradicional, fala por si só. Com o marketing de conteúdo o investimento é realizado por meio de construção de blogs, práticas SEO e, quando necessário, investimento em mídia.

O marketing tradicional depende totalmente de investimento em mídia para ser notado.

Mensuração de resultados

A fácil mensuração dos resultados que o marketing de conteúdo traz é um grande diferencial nesta estratégia. Esta análise é realizada com ferramentas digitais, como o Google Analytics e poderá, em tempo real, apontar quais postagens, tipos de títulos e Call to Actions funcionam melhor de acordo com a quantidade e origem dos visitantes.

No marketing tradicional, os resultados só aparecem ao final da campanha e, ainda assim, com dados imprecisos.

Alta segmentação

A alta segmentação é outro fator que trabalha a favor do marketing de conteúdo. Só absorverão os conteúdos de sua empresa aquelas pessoas que realmente estão interessadas e que podem ser convertidas em leads.

No marketing tradicional, a mensagem é enviada ao público-alvo sem grande segmentação, ou seja, boa parte do investimento será desperdiçado.

Abordagem não intrusiva

A abordagem não intrusiva é outro ponto interessante a ser ressaltado, já que os conteúdos serão distribuídos por sua empresa e encontrados naturalmente pelo público.

Diferente do marketing tradicional, que interrompe a experiência do usuário para apresentar marcas, produtos ou serviços, gerando má reputação e baixa conversão.

Longevidade de estratégia

Por fim, vale ressaltar que o marketing de conteúdo nunca expira. Conteúdos realmente relevantes serão sempre encontrados pelas pessoas em qualquer período. Basta que ocorra otimizações periódicas com SEO para que os mecanismos de pesquisa, como o Google, favoreçam este encontro.

No marketing tradicional, há necessidade de constante investimento em mídia que, mesmo assim, tem apresentação pré-estabelecida – geralmente curta.

Apostar no marketing de conteúdo é fundamental para ingressar em estratégias de Inbound Marketingque tem se mostrado cada vez mais eficaz para converter vendas e se relacionar com o público.

Aproveite para fazer uma avaliação gratuita sobre como o marketing de conteúdo pode identificar as oportunidades e potenciais do seu negócio.

Acessar o Raio X do Marketing

Ficou interessado, ou tem alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo ou entre em contato!