Certificado SSL: Qual o melhor para o meu site?

A internet oferece oportunidades incríveis, mas, também armadilhas perigosas – sobretudo sobre a segurança da informação. E por saberem disso, os usuários estão cada vez mais cuidadosos quando escolhem um site para fazer suas compras ou navegar.

Uma das principais soluções para que seu website ou e-commerce transmita definitivamente a segurança que os usuários exigem, é a utilização de certificações de segurança no ambiente web, como os certificados SSL.

Se você nunca ouviu falar desse que é o principal tipo de certificação sobre segurança para transações na internet, ou ouviu falar, mas não entendeu muito bem do que se trata ou não sabe como utilizá-lo em seu site, siga conosco pelos tópicos abaixo e entenda tudo sobre a importância dessa solução para os seus negócios.

Boa leitura!

O que é o SSL

O certificado SSL é um escudo de proteção para que a troca de dados entre websites e usuários seja feita de forma segura. Esse escudo é oferecido por empresas especializadas na segurança da informação, que utilizam ferramentas para atestar a validade dos dados fornecidos tanto pelo seu site, quanto pelos usuários.

Com esse tipo de protocolo, as conexões ficam mais seguras entre servidor e navegador, protegendo informações confidenciais, como dados de cartões de crédito, senhas e outras informações sensíveis aos usuários.

Para garantir essa proteção, o certificado SSL trabalha com a criptografia de dados, um sistema de decodificação que usa transforma as informações em uma linguagem que só poderá ser traduzida pelos proprietários. Portanto, mesmo que os dados sejam interceptados por terceiros, as informações estarão totalmente protegidas.

O Algoritmo de Busca do Google prioriza sites com certificados SSL

Qual a importância do certificado SSL

A navegação criptografada é tão importante que, desde 2014, o Google adotou esse escudo como fator importantíssimo para algoritmo que define o ranqueamento das páginas. Ou seja, se a sua página utilizada esse o certificado de segurança SSL, são grandes as chances de alcançar boa posição no ranqueamento orgânico do Google.

Além disso, quando protegidas com SSL, as páginas contam com a indicação de que o site é “SEGURO”, exibindo em sua URL a descrição “https”, deixando claro para os usuários de que aquela determinada página oferece total confiança para a compra de produtos ou contratação de serviços online utilizando os dados de seu cartão pessoais.

Não é exagero dizer que, com todo esse cuidado evidenciado, traz excelentes vantagens competitivas para seu e-commerce.

Quais os principais certificados SSL disponíveis

Atualmente, existem 3 tipos principais de certificados SSL: o de validação de domínio, o de validação de organização e o de validação estendida.

Certificado de Validação de Domínio 

Conhecido também como DV (Domanin Validation), é o tipo de certificação mais utilizado pelos e-commerces no mundo. Com ele, a verificação realizada é se o domínio do site é pertence realmente ao administrador com o qual ele está cadastrado. Esses certificados exibem, antes da URL, um pequeno cadeado verde indicando a segurança da navegação na página.

Certificado de Validação da Organização

Conhecido também como OV (Organização Validation). Essa certificação valida os principais dados das empresas (nome, endereço, CNPJ) junto a uma organização governamental que confirmará a autenticidade da mesma, garantindo a segurança para compras. Assim como o Certificado de Validação de Domínio, o Certificado de Validação da Organização também exibe um pequeno cadeado verde na URL.

Certificado de Validação Estendida

Conhecido como EV (Extended Validation), esse tipo de certificado faz uma varredura completa na troca de dados entre usuários e a empresa. Por isso, é o mais indicado para e-commerces, já que garante a proteção total a informações sensíveis, como informações de cartão de crédito. Além do cadeado verde, esse tipo de certificado também exibe o nome completo da empresa em letras verdes.

Como adotar o SSL

Existem muitas empresas que comercializam as certificações SSL, mas, uma das mais populares no mundo é uma versão grátis: o Let’s Encrypt, uma versão eficiente utilizada por quase 4 milhões de sites no mundo e tem o apoio de gigantes da tecnologia, como Facebook, Mozilla e Cisco.

O que é o Let’s Encrypt

Essa versão é baseada em uma autoridade de certificação livre, sem fnis lucrativos, o ISRG (Internet Secure Research Group), que verifica a veracidade dos domínios.

Com isso, as principais empresas promovem o desenvolvimento de tecnologia para fazer com que a criptografia de informações seja onipresente em toda a web, garantindo total segurança tantos para os sites, quanto para os usuários.

Entre as principais vantagens do Let’s Encrypt estão:

  • É uma opção gratuita: Qualquer site com domínio próprio pode adotar gratuitamente o Let’s Encrypt.
  • É automaticamente renovável: A certificação SSL expira a cada 2 anos, portanto, é sempre necessário renová-la.
  • É automatizado: Com o Let’s Encrypt a renovação para a emissão de ceritificado, hospedagem e configuração são feitas automaticamente.
  • É absolutamente seguro: Por ser aberto, o Let’s Encrypt conta com atualizações frequentes de segurança, contando com as principais práticas de proteção TLS avançadas.
  • Oferece transparência nas informações: As certificações emitidas ou revogadas estão totalmente disponíveis para consultas de qualquer pessoa.
  • Sem a necessidade de ter IP dedicado: E isso pode representar economia quanto a contratação de um IP dedicado.
  • É cooperativo: Está acima de qualquer propriedade empresarial, sendo desenvolvido em uma comunidade dedicada a encontrar as principais evoluções para a segurança de dados na navegação.

Como utilizar o Let’s Encrypt

A importância da certificação SSL é incontestável como ferramenta de segurança e incremento de marketing para seu e-commerce. Com o Let’s Encrypt, essa solução é facilmente adotada por sua empresa.

Para utilizá-lo, basta optar pela contratação nos serviços de hospedagem de sua conta. A partir do envio de documentos que atestam a credibilidade de sua página, a certificação poderá ser validada a partir de 2 dias.

Para identificar se um site possui ou não o Certificado SSL, basta olhar para o canto superior esquerdo do navegador. Se tiver um cadeado fechado e a indicação de Seguro, pode confiar na segurança deste site. Além disso, ele será HTTPS e não HTTP.

Verificação de Site Seguro com Certificado SSLContudo, vale lembrar que não basta apenas adotar uma certificação SSL para que sua página fique totalmente segura. É importantíssimo manter a consultoria de profissionais especializados para reforçar a supervisão dos aspectos de segurança que complementam a navegação do usuário.

Para isso, lembre-se de que na Agência Buli contamos com profissionais altamente especializados que poderão auxiliar seu e-commerce em todos os processos de estruturação das páginas e relações comerciais com os usuários.

Aproveite para avaliar gratuitamente como está o Marketing Digital em sua empresa!

Se você ficou com dúvidas sobre como utilizar a certificação SSL ou quer saber melhor sobre o uso do Let’s Encrypt, deixe seu recado abaixo ou entre em contato conosco para fazermos do seu site um espaço totalmente seguro.

Deixe uma resposta