Pensar em marketing digital e não pensar em ferramentas que automatizam os processos é impossível. É como utilizar um foguete sem propulsor: ele até pode mirar o céu, mas sozinho não tem forças para chegar lá. 

Independente do tipo de negócio que você tenha na internet, é fundamental saber quais os principais canais de ação para alcançar seu público, as estratégias escolhidas e como são os processos de cada uma. 

Por isso, iniciaremos uma série onde falaremos sobre quais são, por que utilizar e como utilizar as principais ferramentas de marketing digital para o seu negócio. A partir dessas dicas, você entenderá mais claramente a necessidade de otimizar os seus processos, bem como fazer isso para alavancar seus resultados.

Siga conosco e confira!

Saiba tudo sobre quais são as ferramentas certas para fazer a gestão de marketing digital

Nessa primeira abordagem, você aprenderá sobre a importância de escolher as ferramentas certas conforme os seus objetivos de negócios, bem como a importância de escolhê-las corretamente para que os resultados sejam realmente melhorados.

Entre as dicas, estão as utilizações de ferramentas para gestão de SEO, ferramentas de gestão de social media e, ainda, a gestão de Ads (mídias pagas) em abordagens detalhadas. 

Seja a estratégia do seu negócio voltada para a produção de conteúdos, geração e nutrição de leads, CRM ou a venda direta com e-commerce, você inevitavelmente precisará de boas ferramentas para otimizar suas ações e processos.

Com os recursos certos, você manterá boa organização desde o início dos seus negócios e aplicará padrões de atividades conforme o seu negócio crescer, o que ajudará na escalabilidade e, principalmente, garantir uma ótima gestão conforme o volume de informações crescer.

Por que utilizar ferramentas de marketing digital

Manter análises constantes é fundamental para manter o acompanhamento dos dados que geram os seus negócios. 

Garantir um olhar aprimorado sobre tudo o que cerca os interesses de sua empresa, irá direcionar quais soluções devem ser implementadas ou aprimoradas para que os resultados sejam cada vez mais positivos. 

O ambiente digital é riquíssimo em informações e o seu maior ativo, sem dúvidas, é o envolvimento das pessoas com o seu produto ou serviço. É isso que irá permitir desde a conversão de leads, à expansão no reconhecimento de sua marca.

E para gerir desde pequenas dúvidas, que devem ser rapidamente sanadas nas redes sociais, até a automatizar os processos, como o envio do conteúdo certo, na hora certa, para a pessoa certa, o uso de ferramentas de gestão de marketing digital é indispensável. 

Se antecipe às crises

Ter à mão os recursos que antecipam possíveis problemas e permitem uma rápida correção, pode salvar a sua empresa. 

Imagine, por exemplo, uma pequena queixa de um consumidor que poderia ser facilmente solucionada nas redes sociais, acaba passando despercebida pelo analista e, assim, atrai a atenção de outros consumidores, gerando uma crise totalmente desnecessária. Isso acontece muito e, o pior, pode ser fatal para derrubar o volume de vendas ou o respeito conquistado por sua marca. 

Mas, com ferramentas de automação que monitoram assuntos relacionados à sua empresa, isso dificilmente passaria despercebido, já que elas fazem uma varredura completa sobre tudo o que está sendo dito sobre sua marca e, assim, fica muito mais fácil solucionar cada pequeno problema do dia a dia, garantindo que faíscas não virem incêndios. 

Automatize processos, cresça com consistência

As ferramentas de marketing digital são indispensáveis não apenas para as redes sociais. Com elas é possível automatizar todos os principais processos e, assim, garantir o crescimento consistente de suas principais estratégias, como: 

  • Nutrição de leads 
  • Acompanhamento pré e pós venda 
  • Gestão de marca
  • Presença digital
  • Otimização SEO
  • Inbound Marketing
  • Análise de tráfego Disparo de newsletter

Além de outros recursos que deverão sempre ser levandos em consideração as demandas das principais áreas de sua empresa.

Quais são os principais tipos de ferramentas para marketing digital

Para entender ainda melhor como as ferramentas de marketing digital são importantes para otimizar as rotinas e processos específicos, confira a relação de área x necessidades abaixo:

Ferramentas de automação de marketing

Trazem diferentes funcionalidades, como a criação e otimização de landing pages, gestão de e-mail marketing considerando automação de disparos e fluxos, o que garante escalabilidade conforme a base aumenta, oferecendo melhores filtros conforme as etapas do funil de vendas. 

Com essas soluções, é possível aumentar a quantidade e volume de leads, garantindo o amadurecimento conforme as abordagens de cada etapa antes da venda ser concretizada. 

Outro ponto importantíssimo desse tipo de ferramenta é o ganho de produtividade para os analistas de marketing e venda, já que há automação com gatilhos pré-definidos que garantem maior eficiência a cada tipo de abordagem.

Software de e-mail marketing 

Dizem que o e-mail marketing pode morrer. Mas isso é absolutamente impossível, já que para cada pessoa que utiliza as redes sociais ou outros canais de interação digital, existe a necessidade de se ter um e-mail. São 4,35 bilhões de contas existentes no mundo. Além disso, em média, um profissional passa mais de 2 horas por dia lendo e-mails. 

Garantir a captura de atenção dessas pessoas é fundamental, já que isso deve levar, no máximo 4 segundos para acontecer após o início da leitura. 

Dada essa importância, essa é, sem dúvidas, um dos principais canais de relacionamento com os clientes. 

As estratégias com software de e-mail marketing considera principalmente a conversão de leads, onde um usuário comum se convence de que a sua página pode oferecer informações de alta relevância que ele deseja receber periodicamente. 

Além de automatizar os disparos para listas pré-definidas de contatos, essas ferramentas trazem informações bastante importantes, como a taxa de abertura, quais as pessoas que mais abriram os e-mails, quais os disparos ignorados e quais soluções devem ser tomadas para aumentar a recepção positiva. 

Ferramentas que Constroem Landing Pages

Landing Pages têm como principal objetivo fazer com que os visitantes comuns de um determinado site se interessem tanto pelo conteúdo que encontraram que queiram espontaneamente se cadastrar para receber outros materiais exclusivos, como artigos de blogs, e-books, vídeos, descontos e outros benefícios. 

Após esse cadastro, esse grupo de pessoas será denominado como lead, oferecendo abertura para possibilidades de contato e oportunidades de negócio para sua empresa. 

Para converter um usuário comum em lead, é necessário construir uma Landing Page atrativa e intuitiva, onde essas pessoas se sintam interessadas em oferecer seus dados de contato, como e-mail e telefone, que possibilitarão a construção de relacionamentos por parte de sua empresa. 

Entre os principais papeis das ferramentas para a construção de Landing Pages, está a leitura sobre quais formatos mais atraem o interesse do público. Essas ferramentas analisam elementos específicos, como as cores utilizadas, a facilidade para o preenchimento do formulário, quais as melhores opções para o botão de call to action, a média de tempo que as pessoas levam até clicar no envio do formulário ou simplesmente desistem e outros dados relevantes. 

A partir dessa leitura, será possível garantir que suas Landing Pages sejam melhor construídas e, assim, as chances de conversão dos usuários comuns em leads sejam ainda maiores. 

Plataforma para Gerenciar o Marketing de Conteúdo

As plataformas de gerenciamento para o marketing de conteúdo têm diversas funções que poderão ajudar e muito a nutrição de leads, que é a atividade de enviar ao seu público os conteúdos que realmente o interessam, fazendo com que sigam com sua empresa até o ato da compra e, claro, tenham o interesse de renovar essa jornada. 

Com esses tipos de plataformas é possível desde administrar o blog de sua empresa, até criar filtros, demandas para produções específicas de postagens, gerando ainda maior eficiência para seus colaboradores. 

Ferramenta para Otimização SEO

O SEO é uma estratégia que tem como finalidade utilizar palavras-chaves em conteúdos de blog, para que as buscas nos mecanismos de pesquisas, como Google e Bing, tragam essas páginas entre os principais resultado sem que exista a necessidade de mídia paga. 

Com bons posicionamentos no ranqueamento de buscas orgânicas, sua empresa ganha maior número de tráfegos de visitantes, autoridade e relevância junto ao público e tem grandes chances de alcançar ótimas conversões. De maneira geral, essa estratégia se mostra especialmente interessante pela excelente economia que gera em comparação ao investimento de mídias pagas — cerca de 70% de economia. 

Para que essas palavras-chaves sejam identificadas e utilizadas ao longo do conteúdo, é necessário identifica-las a partir de ferramentas específicas, o que facilitará incrivelmente essa solução no momento em que forem construídos os conteúdos. 

Além disso, essas ferramentas permitem a otimização de websites a partir do uso de plugins e análises, que identificarão como otimizar determinados conteúdos com palavras-chaves mais relevantes. 

Plataformas de Analytics

Existem muitas estratégias digitais para os seus negócios. Mas de nada adianta escolher alguma delas se não há o devido acompanhamento e análise de seu site. A mensuração é indispensável para que os dados sejam acompanhados e indiquem o que está gerando resultados positivos ou não. 

Para isso, é necessário o uso de plataformas de Analytics, que trazem uma leitura completa de dados, como números de visitantes, tempo que passam em suas páginas, de quais plataformas vêm (se de redes sociais, outros sites ou cliques em e-mails), demografia, perfil, gênero e muitas outras informações que podem trazer excelentes insights para ações de relacionamento ou promoções. 

A partir desse tipo de análise, será possível, entre outras coisas, medir o ROI (Retorno Sobre Investimento) e, assim, otimizar ainda mais suas campanhas para melhorar os resultados. 

Sistemas para Gerenciar Conteúdos

Esse tipo de ferramenta é muito importante para gerenciar e publicar conteúdos em diferentes plataformas, como sites, blogs e redes sociais. Com elas, é possível trabalhar desde a criação, até a edição e publicação de conteúdos.

É, sem dúvidas, algo essencial para quem aposta nas estratégias multiplataformas para alcançar ao máximo o público e expandir a marca. 

Ferramenta para Monitorar Redes Sociais

Essa soluções é muito importante para monitorar as mídias sociais e otimizar o tempo para promover ações. Com essas ferramentas, é possível agendar postagens e acompanhar menções que envolvam a sua marca, bem como analisar o nível de engajamento por postagem ou total e, ainda, responder às principais questões de seus seguidores. 

As ferramentas de redes sociais fazem um importante papel para garantir que suas páginas não fiquem sem interação em qualquer dia. Elas previnem possíveis crises e identificam excelentes oportunidades para gerar conteúdos que viralizem, aumentando a base de seu público. 

Ferramenta de CRM

As ferramentas de CRM são utilizadas para centralizar as principais informações sobre o seu público. Isso facilita a interação com atendimentos e a construção de relacionamento, além de permitir que ocorram abordagens de vendas no momento certo.

As ferramentas de CRM são voltadas, principalmente, para negócios totalmente direcionados para as vendas, onde o relacionamento tem papel de grande importância. 

Com essas ferramentas, é possível manter um amplo histórico sobre como um determinado clientes tem interagido com a sua empresa, o que é fundamental para identificar pontos de falhas e otimização de processos. 

Como principais vantagens desse tipo de ferramenta estão a operação em nuvem, a automatização de tarefas, a integração de áreas diferentes da empresa, a integração com outros sistemas e a geração de relatórios.

Com tudo isso, as ferramentas de CRM trazem soluções operacionais, analíticas, colaborativas e estratégicas. 

Seguindo essa otimização, o CRM traz como resultado as informações centralizadas e com atualizações em tempo real, a amplitude sobre a visão do negócio, a retenção e fidelização dos seus clientes, o ganho de produtividade e a escala conforme necessário. 

Quais as ferramentas digitais mais utilizadas

O interesse pelo uso de ferramentas de marketing digital ainda está longe de ser comum pelos empreendedores digitais, o que pode representar um problema para uma grande fatia que ainda decide fazer tudo manualmente, e ótimas oportunidades para quem sabe a importância de otimizar soluções no mundo digital. 

Com essas ferramentas, está o ótimo alcance de resultados para a redução de custos na aquisição dos clientes, o chamado CAC. Com esse menor esforço financeiro, são maiores chances de alcançar bons lucros na conversão de cada cliente. 

De acordo com a pesquisa Tech Trends realizada pela Resultados Digitais, as principais ferramentas utilizadas por pequenas ou grandes empresas que atuam estrategicamente no marketing digital, são:

  • Automação de marketing – RD Station
  • E-mail marketing – Mailchimp e RD Station 
  • Landing Page – RD Station 
  • Marketing de Conteúdo – Contentools 
  • SEO – Google Search Console 
  • Análise e métricas – Google Analytics 
  • CMS – WordPress
  • Monitoramento de redes sociais – RD Station 

De maneira geral, é muito importante que o gerente de marketing digital de sua empresa conheça bem as principais necessidades do negócio para que as melhores escolhas sejam feitas. Além disso, é preciso contar com bons analistas que operem e façam as devidas análises geradas pelas ferramentas. Afinal, é utilizando o poder máximo de cada uma que o trabalho dos analistas. 

Caso isso não seja possível, a melhor saída é contar com a parceria de uma boa agência de marketing digital, que oferecerá analistas, suporte e soluções para criar campanhas e soluções que estejam alinhadas com o seus objetivos de negócios. 

Como escolher a ferramenta certa?

A escolha das ferramentas necessárias para suas estratégias de marketing digital está totalmente atrelada às necessidades de cada setor e seus objetivos. 

É inviável levar em consideração que, por determinada empresa utilizar uma ferramenta específica e conseguir ótimos resultados com esta, significa que com a sua empresa acontecerá o mesmo. 

Vamos exemplificar:

Para disparo de conteúdo e nutrição de leads

Um escritório de advocacia ou um consultório médico lidam rotineiramente com soluções que devem melhorar o relacionamento entre clientes e advogados ou médicos.

E isso pode ser melhorado, por exemplo, por meio de nutrição de leads, onde os clientes são cadastrados para receberem conteúdos de seu interesse, mantendo uma relação estreita entre ambos os lados.

Para isso, a estratégia Inbound marketing é perfeita. E com ela, a utilização de ferramentas como o RD Station, que inclusive utilizamos aqui na Buli, é a nossa dica, já que essa ferramenta é interessante não só para trabalhar com estratégias de conteúdos, como também campanhas de mídias sociais, anúncios de Facebook, otimização SEO, testes AB, marketing BI e muitos outros recursos. 

Para produzir e disparar esses conteúdos em campanhas específicas, é importante ainda contar com plataformas que otimizam o tempo e oferecem uma visão completa sobre as estratégias e rotina de processos por parte dos colaboradores. E para isso, a plataforma Contentools é uma boa pedida. 

Para reforçar o relacionamento com os clientes

Por outro lado, indústrias ou prestadores de serviços precisam direcionar seus esforços para prospectar novos cientes, o que inclui uma rotina de propostas e acompanhamento pré e pós-vendas.

Nesse caso, uma ferramenta de CRM será um excelente recurso. Assim sendo, a integração da ferramenta RD Station com a ferramenta Pipedrive, Agendor e a análise de Funil de Vendas será fundamental para manter um olhar completo e cuidadoso na relação com os clientes.

Ainda nesse caso, as ferramentas Pipz ou Hubspot são ótimos recursos para garantir a otimização de tempo. 

Além disso, existe a necessidade de manter os leads nutridos com conteúdos relevantes. Ou seja, 

É preciso traçar um paralelo entre as principais necessidades de suas áreas de atuação e os objetivos de negócios para que a ferramenta certa seja escolhida. 

Para analisar o tráfego no site

Por outro lado, empresas que trabalham com direcionamento principal para o tráfego no site, como e-commerces, precisam manter uma análise constante sobre como o público se comporta em suas páginas. 

Análises sobre a origem das visitas, o tempo médio de tráfego nas páginas, a taxa de rejeição e a taxa de conversão, podem ser analisados com plataformas de Analytics, oferecendo excelentes insights que ajudam perfeitamente para futuras campanhas. 

Entenda, descreva e analise suas necessidades 

Uma análise mais cuidadosa sobre suas principais necessidades é o primeiro para que você entenda mais claramente como otimizar os processos. Para isso, é importante observar cada área, identificar fraquezas, entrevistar seus analistas e documentar quais pontos devem ser melhorados. 

análise swot pode resolver muito bem essa questão, já que oferece um paralelo claro e interessante sobre o que pode interferir nos seus negócios.

Outro ponto importante é fazer uma análise de mercado considerando o posicionamento de sua empresa, bem como a atuação dos seus principais concorrentes. Isso esclarecerá muito bem o que será necessário implementar para otimizar os processos. 

Contudo, lembre-se de que esse documento deve ser orgânico, ou seja, deve ser mantido vivo para que atualizações constantes sejam realizadas conforme o período pré-determinado. Manter a análise constante desse documento será fundamental para até mesmo se antecipar à possíveis crises e oportunidades de mercado. 

Saiba qual o momento atual de sua empresa

Aqui na Buli, nós desenvolvemos a ferramenta de Raio X do Marketing, que faz uma análise completa e detalhada que mostra como está o momento atual do marketing de sua empresa.

A análise é gratuita e basta clicar neste link para fazê-la!

Como aprender ainda mais sobre as principais ferramentas de SEO, gestão de Social Media e gestão de Ads

Entender a importância das principais ferramentas é um primeiro e importantíssimo passo para atender as principais necessidades de seu negócio. Contudo, é preciso ir além desse primeiro entendimento e aprender a como usá-las a seu favor.

Pensando nisso, nossa série especial sobre as principais ferramentas de marketing digital seguirá com três artigos adicionais que falarão sobre três frentes quase universais nas estratégias de sua empresa:

  • A otimização SEO para ranquear bem os seus conteúdos nas primeiras páginas dos motores de buscas, gerando autoridade e maior reconhecimento para a sua marca;
  • A gestão de social media que inclui não só o gerenciamento de conteúdos para promover engajamento com seu público, como também garantir que suas campanhas de redes sociais tragam os resultados esperados;
  • E a gestão de Ads que envolve campanhas de mídias pagas em diferentes plataformas e pode fazer com que suas vendas alcancem resultados absolutamente expressivos e que façam sua empresa crescer. 

Para conferir tudo isso, basta seguir o nosso blog, onde nós, da Buli, estamos sempre dispostos a ajudar você a entender os meandros do marketing digital, bem como criar estratégias inteligentes para alcançar o sucesso que você deseja. 

Temos a certeza de que, ao final desta jornada, sua empresa estará ainda mais prepara para o mercado e, assim, ir ainda mais longe.

E então, ficou com alguma dúvida sobre quais ferramentas utilizar? Deixe seu comentário abaixo ou entre em contato conosco!