Marketing para e-commerce: Uma introdução

Se você está empreendendo em uma loja virtual, sabe o quanto contar com uma plataforma bem estruturada é fundamental para atender bem o público. Entretanto, se não houver um bom trabalho de marketing para e-commerce, dificilmente esse público saberá da existência de sua loja.

Em meio a tantas possibilidades, muitos empreendedores ainda encontram dificuldade de gerar boas ações de marketing que possam alcançar e fidelizar o público.

Isso porque as pesquisas na internet apontam para inúmeras soluções que parecem milagrosas e acabam, com razão, gerando muita desconfiança. Neste ponto, não há dúvidas de que é preciso ter cautela e entender detalhadamente quais são as melhores estratégias que o ambiente digital traz.

Com inúmeras ferramentas disponíveis para auxiliar nos objetivos do e-commerce, é muito importante saber quais e como utilizá-las corretamente para evitar desperdícios de recursos e tempo.

Por isso, trouxemos abaixo tópicos importantes que ajudarão você a entender quais os melhores caminhos para realizar um bom trabalho de marketing para e-commerce.

Confira!

Como utilizar o marketing para e-commerce

O marketing para e-commerce conta com ótimas ferramentas voltadas aos mais diferentes objetivos que seu e-commerce possa ter.

Seja com o intuito de vender, reforçar o relacionamento com o público ou trabalhar o valor institucional da marca, é imprescindível contar com bons analistas que conheçam bem os mais diferentes canais disponíveis na internet, bem como elaborar e seguir estratégias que possibilitem o alcance das principais metas.

Por isso, ao elencar os investimentos voltados ao marketing para e-commerce, recomendamos que todo o processo de planejamento e execução seja realizado em parceria com agências especializadas.

Isto garantirá não só a otimização dos recursos, como também a leitura correta dos relatórios obtidos para reforçar ou corrigir as estratégias.

Quais são os principais canais de vendas para o e-commerce

A internet dispõe de inúmeros canais de vendas que, quando bem utilizados, colaboram com o crescimento de sua loja online.

Nesses canais, é possível oferecer promoções e condições especiais para que os produtos apareçam na hora certa e no lugar certo para o público interessado.

Entre as opções, encontraremos três principais canais: os links patrocinados, os anúncios em mídia de display e o e-mail marketing. Cada um com possibilidades específicas de segmentação conforme a necessidade do negócio.

Confira abaixo os principais detalhes destas opções:

Links patrocinados

Ao utilizar o Google ou outra ferramenta de busca para procurar informações, os usuários recebem uma listagem com as principais páginas que melhor correspondem às suas dúvidas. Essas buscas estão organizadas entre resultados pagos e resultados orgânicos.

Os resultados pagos ou links patrocinados, estarão localizados no topo ou à direita da página de buscas, ganhando mais destaque dos que os resultados orgânicos.

Para utilizar os links patrocinados, é necessário logar com sua conta do Google no Google Adwords, que é uma plataforma voltada à criação dos anúncios pagos.

Esses anúncios são criados a partir de palavras-chaves escolhidas estrategicamente para que seu produto ou serviço possa aparecer aos usuários que potencialmente interessados.

Imagine, por exemplo, que você tenha uma sorveteria em uma determinada cidade. Ao criar o seu anúncio de link patrocinado, você estará criando possibilidades para atrair as pessoas que estiverem utilizando o Google para procurar uma sorveteria na sua cidade.

E a partir disso, existirá uma grande chance de que, ao clicar no seu anúncio, essas pessoas saberão como chegar à sua sorveteria para, enfim, se tornar seu cliente.

Mídia display

Se os links patrocinados favorecem seu anúncio a aparecer entre os resultados na página de buscas, a mídia display tem a função de levar seus anúncios em formato de banners às páginas internas de blogs e sites que tenham relação com o seu negócio.

Imagine, por exemplo, que você venda smartphones e opta por anuncia-los pelo canal mídia display, assim que criar e liberar seus anúncios, a plataforma automaticamente os redirecionarão para páginas voltadas a tecnologia ou a outros assuntos relacionados com o seu produto principal.

O principal intuito desse formato é fazer com que os anúncios apareçam para um público altamente segmentado, trazendo maiores possibilidades de converter compras.

Formatos de anúncios via links patrocinados ou mídia display

O investimento nesses canais pode ser realizado por meio de 3 formatos:

  • CPC (custo por clique), quando o anunciante paga apenas quando o usuário clica no anúncio
  • CPM (custo por mil), quando mil impressões do anúncio são exibidas para o público
  • CPA (clique por ação), que é o mais caro entre os três e contabiliza as cobranças apenas quando o usuário faz o download de determinado material, compra um produto ou realiza uma ação pré-determinada pelo anunciante

Cada formato será voltado a objetivos específicos ao marketing para e-commerce, como o aumento nas vendas, a expansão da marca ou, por exemplo, um determinado número de usuários cadastrados.

E-mail marketing

Este é um dos canais de compras mais importantes do marketing para e-commerce. Com ferramentas específicas, é possível automatizar o envio de e-mails sobre vendas, relacionamento ou informações que interessem o público.

Além de otimizar os disparos de e-mails, as ferramentas deste canal permitem uma alta segmentação com grupos de diferentes níveis de interesse nos produtos de sua loja.

Com essas ferramentas é possível coletar dados de alta relevância sobre como o usuário se comportou ao receber a mensagem, como, por exemplo, quantas pessoas abriram as mensagens, quais formatos de e-mail funcionaram melhor, quantas pessoas visitaram seu e-commerce após receberem o e-mail e quantos efetuaram uma compra.

A grande vantagem das estratégias com e-mail marketing para e-commerce é o custo baixíssimo para implementar as ações e o alto retorno que a alta segmentação traz às lojas virtuais, fazendo desta, uma opção imprescindível.

Como trabalhar o relacionamento com os clientes de seu e-commerce

Os canais de relacionamento são aqueles que possibilitam a proximidade entre empresa e cliente. As redes sociais e os blogs são os exemplos mais comuns.

Embora os canais de relacionamento permitam que promoções e vendas diretas de produtos também sejam trabalhadas, estes meios devem ser utilizados estrategicamente para:

  • Estreitar a proximidade com o público
  • Entender possíveis mudanças no perfil do público
  • Se antecipar às tendências
  • Acompanhar os principais concorrentes
  • E prevenir crises

É fundamental que o e-commerce esteja presente em, ao menos, uma grande rede social. Atualmente, o Facebook é a maior rede social do mundo. O número de usuários no Brasil já chega a 102 milhões. Ou seja, metade da população total do país.

Por isso, essa é a principal plataforma para quase todas as grandes empresas que desejam divulgar seus produtos ou expandir a presença de sua marca.

Contudo, não basta criar uma conta na rede social desejada para que sua empresa se beneficie de bons relacionamentos com os clientes.

É fundamental estabelecer estratégias inteligentes que aproximem os usuários, se comunicar corretamente com o público presente nas redes sociais e coletar dados gerados em relatórios que indiquem soluções para o crescimento de sua loja online.

Para conferir muito mais soluções sobre marketing para e-commerce e ainda dicas fundamentais sobre o desenvolvimento da plataforma e seus recursos, recomendamos que baixe agora mesmo o nosso Guia Definitivo Sobre E-Commerce! Neste e-book completo, você terá um passo a passo sobre cada setor que contempla sua loja virtual para, assim, estrutura-la da melhor maneira possível.

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E então, entendeu a importância do marketing para e-commerce? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário ou entre em contato!

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