Marketing para feiras de negócios: saiba como se destacar

Participar de feiras de negócios é uma oportunidade muito importante para impactar, pessoalmente, centenas – e até milhares de pessoas. Mas para isso, é muito importante definir as estratégias de marketing que terão melhores impactos. Afinal, a concorrência é direta e o público precisa ter sua atenção conquistada rapidamente.

Com todo o esforço que é criado na contratação de pessoas, construção do stande e peças de divulgação do espaço, é preciso otimizar os investimentos para atrair o público.

Mas como fazer uma divulgação em feira de eventos de maneira eficiente e com poucos custos? Confira abaixo para entender!

Participar de feiras de eventos vale a pena?

Sim, vale. Essa é uma das maneiras mais eficazes de se encontrar o seu público-alvo concentrado em um único espaço. Há oportunidades para divulgações e conversões diretas, sem intermediários.

Isso, além de converter o público, traz chance de fidelizar uma parcela de pessoas que estão começando a se interessar nos serviços ou produtos oferecidos por seu segmento. E quando se trata de um evento B2B, de empresas para empresas, isso é algo extremamente valioso.

Além disso, é uma oportunidade muito interessante de entender seu próprio mercado. Pesquisas de comportamentos e preferências do público podem trazer insights reais e imediatos que impactarão nas estratégias de marketing.

Outro ponto muito interessante é o de perceber as novidades que os concorrentes diretos estão trazendo ao mercado. Soluções tecnológicas, modelos de apresentações, novos produtos, estratégias: tudo precisa ser cuidadosamente observado para que sua marca se atualize o quantos antes e se mantenha no páreo.

Quais são as principais estratégias de marketing para feiras de negócios

Participar de uma feira de negócios não significa necessariamente vender algo. Há ótimas oportunidades para estreitar e criar relacionamento com fornecedores e parceiros, abrindo possibilidades de entrar em novos mercados e expandir a presença da marca.

Contudo, seja qual for o objetivo de sua empresa, é fundamental que a estratégia seja desenhada com o máximo de cuidado.

Por isso, é importante alinhamentos e treinamentos prévios para que a equipe de representantes e as ações estratégicas sejam realmente um sucesso. Confira as principais dicas:

Planeje

Considere de 3 a 6 meses de planejamento para eventos pequenos e muito mais tempo para a participação em eventos maiores. Atente-se às regras dos organizadores, quantas pessoas representarão sua empresa – e de que maneira farão isso, o local onde estará o estande, o tipo de estande, os produtos ou serviços divulgados e o valor de investimento de acordo com o retorno esperado.

Aproveite estratégias de Marketing de Conteúdo para atrair e envolver ainda mais o público interessado.

Combine o discurso

O combinado não sai caro. A frase é antiga, mas não ultrapassada. Alinhar o discurso, posicionamento e ações dos representantes de sua empresa será fundamental para manter a coesão e a clareza sobre a proposta de sua empresa ao público.

Atente-se à programação

Os organizadores de eventos grandes, geralmente, trazem atrações para atrair a atenção do público. Confira cuidadosamente como extrair o máximo de oportunidades dessas ocasiões e mantenha a programação do próprio estande alinhada às atividades do evento.

Pesquise informações sobre o público

É um ponto fundamental. Estude os dados fornecidos pelos organizadores, como o número de participantes nas edições anteriores, hábitos de consumo, interesses, tempo médio no evento, ticket médio, origem demográfica e tudo o que puder facilitar a divulgação e aceitação de seus produtos ou serviços.

Aproveite para fazer pesquisas de campo

Quantas vezes você já quis saber a opinião de seu público sobre determinados produtos ou serviços? Aproveite a oportunidade de perguntar presencialmente. Essa é uma oportunidade valiosa para saber a opinião de seu público, inclusive, sobre possíveis lançamentos de sua empresa ou, quem sabe, testar um novo posicionamento de mercado.

Faça benchmarking

Visite outros estandes, se possível descaracterizado, para saber o que seus principais concorrentes estão fazendo. Perceba o tipo de abordagem junto ao público, oportunidades de mercado que talvez sua empresa não tenha percebido e o interesse do público geral no que está sendo apresentado.

Quais são as principais estratégias de marketing para feiras de negócios

Uma estratégia de marketing não necessariamente significa apenas um estande mirabolante, mas sim, combinações de comunicação, abordagem e posicionamento que dão valor à presença de sua empresa no evento.

Escolhas como o formato e cores do estande, o uniforme dos representantes, os tipos de experiências oferecidos e os produtos ou serviços expostos, devem ser cuidadosamente realizadas.

Vamos às principais estratégias:

Divulgação antes do evento

Não espere seu público ir ao evento para descobrir que sua empresa estará lá. Informe antes via redes sociais, site, e-mail marketing, envio de releases e convites a jornalistas e outros profissionais especializados no segmento de sua marca.

Crie experiências

O marketing sensorial é uma das ferramentas mais incríveis para envolver o público em situações relacionadas à sua marca. Aromas, cores, degustações, iluminação e até a gamificação (experiências por meio de jogos, como realidade virtual e painéis interativos), marcarão a memória dos participantes e criarão uma relação positiva direta sempre que sua marca for relembrada.

Lance um produto ou serviço exclusivo durante a feira

Se há possibilidade de lançar um novo produto ou serviço no mercado, escolha a participação durante um evento para fazer isso. A presença do público trará maior impacto real, bem como feedbacks sobre a aceitação dessa novidade. Se possível, convide jornalistas especializados e influencers para testes e criação de releases a respeito da própria experiência.

Promova ações

Workshops, rodas de conversas, palestras e outros formatos de discussões são ótimos para enriquecer o conteúdo do stand e atraem a atenção do público. Defina convidados relevantes dentro do contexto do evento e reforce a divulgação dessas ações.

Aproveite as redes sociais

Aproveite as facilidades das plataformas de redes sociais para divulgar o próprio evento. Lives, postagens, patrocínios de influenciadores e até mesmo promoções exclusivas por esses canais são ótimas maneiras de divulgar seu estande no evento.

Brindes sempre devem ser considerados

Essa parece uma estratégia batida e antiga de marketing, mas deve ser sempre considerada. A distribuição de brindes cria uma memória visual com a marca e tem custo baixíssimo. O importante é definir brindes que, de fato, criem boas experiências. Cadernos de anotações, fones de ouvidos, capas de smartphones, entre outros que estejam contextualizados com o que está sendo oferecido.

Acomode seus visitantes

Para o público, participar de uma feira de negócios é tão interessante, quanto cansativo. Logo, a oportunidade de oferecer acomodações é sempre uma boa ideia. Cadeiras, pufes, água, café, biscoitos, tomadas para recarregar smartphones e notebooks, estão entre as possibilidades de confortar fisicamente os visitantes.

Colete dados

Sua empresa pode disponibilizar painéis para divulgação de cartões de visitas, mas principalmente, deve coletar dados de contato para entrar em contato com as pessoas potencialmente interessadas em seus produtos ou serviços. Essa é uma ótima chance de converter leads e criar parcerias no mercado.

E então, entendeu a importância de definir boas estratégias de marketing para feira de negócios e destacar sua empresa? Aproveite para começar a convidar seu público agora mesmo!

Acesse nosso artigo sobre 7 exemplos de e-mail marketing para vender muito mais e convide ainda mais pessoas para o seu estande!

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