Melhores horários para postar nas redes sociais

Quem pensa que, para marcar presença nas redes sociais, basta adicionar um post ou outro de vez em quando, está muito enganado. Definir estratégias para social media é muito importante para que os esforços na internet tragam o retorno esperado. Nesse contexto, entender os melhores horários para postar nas redes sociais faz toda a diferença.

Ao entender qual é a melhor frequência e periodicidade de publicações, você tem a chance de alcançar muito mais pessoas que estejam interessadas em seus produtos e serviços. Com isso, as oportunidades de criar conversas, ganhar maior visibilidade e gerar engajamento são maiores – e mais econômicas, o que é muito importante em tempos de maior exigência de investimentos em mídia paga nas redes sociais.

Reunimos algumas dicas sobre os melhores horários para postar nas redes sociais. Essa informação é bastante valiosa para o planejamento digital da sua marca, incluindo ações de marketing digital e, claro, conversões. Acompanhe a leitura!

Vale a pena ter uma página no Facebook?

O Facebook é a principal rede social do mundo, com 1.4 bilhões de pessoas ativas diariamente. E, não por acaso, ela é também a escolha de 93% das empresas que decidem investir em marketing digital. De maneira geral, estar na internet, mas não no Facebook, não é uma boa ideia.

Recentemente o Facebook realizou uma série de mudanças em seus algoritmos, priorizando as postagens de amigos, o que trouxe um grande desafio para as empresas que querem divulgar seus produtos e serviços na rede.

A ideia é fazer com que a timeline fique mais agradável e interessante para os usuários e, claro, incentivar que as empresas paguem mais para que possam aparecer para o seu público-alvo.

Por mais estranho que pareça, essa mudança acabou ajudando os gerentes de páginas comerciais. Isso, porque o Facebook oferece uma série de filtros que beneficiam a segmentação de publicações e fazem com que o conteúdo seja realmente entregue a um público que tenha demonstrado interesse pelo assunto. Assim, as chances de conversão são muito maiores.

Por isso, entender os melhores horários para postar, de acordo com o perfil do seu público, é ainda mais importante para garantir melhores resultados.

Melhores horários para postar no Facebook

Para as empresas que desejam engajar seu público para estimular vendas, os melhores horários são:

  • Quartas-feiras, das 12h às 14h;
  • Quintas-feiras, das 13h às 14h;
  • De maneira geral, quinta-feira é o dia da semana que gera mais engajamento;
  • Diariamente, entre 10h e 15h os resultados são melhores;
  • Sábados são os dias com pior engajamento;
  • Horários da madrugada e entre 17h e 19h trazem poucos cliques.

Esses dados foram coletados pela Sprout Social, levando em consideração o comportamento habitual do público, que se mostra mais ativo em determinados picos durante a semana, como a hora do almoço, mas prefere não ficar nas redes sociais aos fins de semana.

De qualquer maneira, é importante lembrar-se de que cada marca tem um perfil específico de público. A dica é estar atento às interações em sua própria página e definir seu próprio calendário com os melhores dias e horários para sua marca atuar na rede.

Melhor horário para empresas de TI postarem no Facebook

O público de TI é formado por pessoas que precisam estar continuamente conectadas. As atualizações sobre produtos, serviços e soluções que façam a engrenagem da tecnologia continuar funcionando são constantes. Se a ideia da sua empresa é alcançar público, as dicas para os melhores horários de postagens no Facebook são:

  • Segundas-feiras, às 12h;
  • Terças-feiras, entre 10h e 12h;
  • Nos dias úteis, entre 8h e 16h.

Melhor horário para empresas de varejo postarem no Facebook

Seja para gerar vendas diretas ou para ganhar visibilidade, o Facebook é, com certeza, um ambiente perfeito para marcar presença. Para essa estratégia ganhar força, vale a pena seguir as dicas dos melhores horários para postar, que são:

  • Terças-feiras, às 14h;
  • Quartas-feiras, entre 11h e 15h;
  • Quintas-feiras, às 16h;
  • Sextas-feiras com grande força às 11h e boas respostas entre 10h e 15h;
  • Nos dias úteis, entre 10h e 18h, os resultados de engajamento são satisfatórios.

Melhores horários para postar no Instagram

Segundo dados de mercado, mais de 80% das empresas apostam no Instagram e 47% dos usuários preferem essa rede social. E isso tende a aumentar, afinal, cada vez mais os conteúdos são criativos e usam recursos visuais. Contudo, assim como no Facebook, alcançar o público de maneira orgânica está cada vez mais difícil no Instagram. Por isso, entender os melhores horários para postar, de acordo com o seu nicho de negócios, é importantíssimo para alcançar bons resultados.

De maneira geral, os melhores horários para postar no Instagram, são:

  • Quartas-feiras, às 15h;
  • Quintas-feiras, às 5h, às 11h e entre 15h e 16h;
  • Sextas-feiras, às 5h;
  • De terça à sexta-feira, entre 9h e 18h, há segurança para encontrar bom engajamento;
  • Não são recomendadas postagens aos domingos.

Desses dados, é possível tirar algumas conclusões interessantes, como, por exemplo, o fato de que é possível ter bom engajamento às 5h da manhã – quase madrugada. Isso ocorre porque é cada vez mais comum que, ao acordarem, as pessoas chequem imediatamente o celular.

Além disso, o período da tarde, nos dias úteis, mostra-se uma faixa de horário com muitas pessoas navegando ao mesmo tempo. Isso se deve, provavelmente, pelas pessoas procurarem meios de quebrar a rotina e descansar a mente.

Outro ponto interessante é que, ao contrário do Facebook, os fins de semana são bons dias para postar no Instagram – exceto na manhã de domingo.

Melhor horário para empresas de TI postarem no Instagram

Por ser uma rede social de navegação rápida, o Instagram tem o poder de inspirar rapidamente, o que é interessantíssimo para o público de tecnologia.

Nesse contexto, esses são os melhores horários para empresas de tecnologia postarem no Instagram:

  • Quartas-feiras, às 10h;
  • Quintas-feiras o dia todo;
  • De quarta à sexta-feira, das 10h às 17h;
  • Domingos são dias com baixo engajamento.

Melhor horário para empresas de varejo postarem no Instagram

Por ser uma rede social com forte apelo visual, o Instagram traz ótimas oportunidades para o setor de varejo. Assim, é interessante entender quais são os melhores horários para empresas de varejo postarem no Instagram:

  • Entre 11h e 13h aos sábados;
  • Quartas-feiras, o dia todo;
  • Todos os dias entre 10h e 15h;
  • Segundas-feiras geram engajamento mais baixo.

Melhores horários para postar no Twitter

São 350 mil twittes por minuto! Quem diz que o Twitter é uma rede social a ser ignorada, está enganado. Essa plataforma ainda traz ótimas possibilidades de engajar o público e trabalhar estratégias de integração entre redes, reforçando o alcance da marca.

De maneira geral, os melhores horários para postar no Twitter, são:

  • Sextas-feiras, o dia todo e, especialmente, entre 9h e 10h da manhã;
  • Nos demais dias úteis, entre 10h e 12h;
  • Domingos pela manhã geram baixíssimo engajamento.

Além disso, é interessante ficar de olho nas tardes de sábados e todas as noites, já que a rede social funciona como uma segunda tela para os usuários. Ações de marketing e comunicação que integram o Twitter com outras mídias podem gerar resultados poderosos.

Melhor horário para empresas de TI postarem no Twitter

O Twitter é uma rede social para publicações criativas, mas também muito importante para estreitar o relacionamento com o consumidor, por meio de interações. Não raro, é ali que muitos consumidores decidem manifestar sua insatisfação. Para se prevenir, as empresas de TI podem aproveitar os melhores horários para atuar na rede:

  • Sextas-feiras, o dia todo e, em especial, das 08h às 09h;
  • De terça à sexta-feira entre 08h e 16h, o engajamento é satisfatório;
  • Domingos não trazem bons resultados para engajamento.

Melhor horário para empresas de varejo postarem no Twitter

  • Sábados, o dia todo e, em especial, às 13h;
  • Entre 13h e 15h em qualquer dia da semana;
  • Domingos, às 11h e entre 13h e 16h.

Melhores horários para postar no LinkedIn

O Linkedin é uma rede com alto valor corporativo. E isso, de certa forma, diminui o viés comercial da rede. Dependendo do segmento, é interessante marcar presença por lá, mas não com tanta ênfase como em outras redes.

A principal dica para utilizar o Linkedin é focar em publicações sobre os resultados do setor, estreitar o relacionamento com parceiros e inspirar colaboradores. Nesse contexto, os melhores horários para postar, são:

  • Quartas-feiras, o dia todo e, em especial, entre 15h e 17h;
  • Entre terça e quinta-feira os níveis de engajamento são satisfatórios;
  • Entre sexta e segunda-feira, os níveis de engajamento no Linkedin são mais baixos.

Entender os melhores dias e horários de postagens nas redes sociais é muito importante. Mas essa não é uma fórmula mágica. É preciso ter uma estratégia consistente e criar uma linha de comunicação que realmente seja interessante para o seu público.

Formatos de posts, tom de voz e tipos de abordagens devem ser estudados para que os objetivos principais sejam alcançados. Além disso, relatórios que apontem os níveis de engajamento são importantíssimos para acompanhar o que tem dado certo ou não.

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