Quem pensa que, para marcar presença nas redes sociais, basta adicionar um post ou outro de vez em quando, está muito enganado. Definir estratégias para social media é muito importante para que os esforços na internet tragam o retorno esperado. Nesse contexto, entender os melhores horários para postar nas redes sociais faz toda a diferença.

Ao entender qual é a melhor frequência e periodicidade de publicações, você tem a chance de alcançar muito mais pessoas que estejam interessadas em seus produtos e serviços. Com isso, as oportunidades de criar conversas, ganhar maior visibilidade e gerar engajamento são maiores – e mais econômicas, o que é muito importante em tempos de maior exigência de investimentos em mídia paga nas redes sociais.

Reunimos algumas dicas sobre os melhores horários para postar nas redes sociais. Essa informação é bastante valiosa para o planejamento digital da sua marca, incluindo ações de marketing digital e, claro, conversões. Acompanhe a leitura!

Vale a pena ter uma página no Facebook?

O Facebook é a principal rede social do mundo, com 1.4 bilhões de pessoas ativas diariamente. E, não por acaso, ela é também a escolha de 93% das empresas que decidem investir em marketing digital. De maneira geral, estar na internet, mas não no Facebook, não é uma boa ideia.

Recentemente o Facebook realizou uma série de mudanças em seus algoritmos, priorizando as postagens de amigos, o que trouxe um grande desafio para as empresas que querem divulgar seus produtos e serviços na rede.

A ideia é fazer com que a timeline fique mais agradável e interessante para os usuários e, claro, incentivar que as empresas paguem mais para que possam aparecer para o seu público-alvo.

Por mais estranho que pareça, essa mudança acabou ajudando os gerentes de páginas comerciais. Isso, porque o Facebook oferece uma série de filtros que beneficiam a segmentação de publicações e fazem com que o conteúdo seja realmente entregue a um público que tenha demonstrado interesse pelo assunto. Assim, as chances de conversão são muito maiores.

Por isso, entender os melhores horários para postar, de acordo com o perfil do seu público, é ainda mais importante para garantir melhores resultados.

Melhores horários para postar no Facebook

Para as empresas que desejam engajar seu público para estimular vendas, os melhores horários são:

  • Quartas-feiras, das 12h às 14h;
  • Quintas-feiras, das 13h às 14h;
  • De maneira geral, quinta-feira é o dia da semana que gera mais engajamento;
  • Diariamente, entre 10h e 15h os resultados são melhores;
  • Sábados são os dias com pior engajamento;
  • Horários da madrugada e entre 17h e 19h trazem poucos cliques.

Esses dados foram coletados pela Sprout Social, levando em consideração o comportamento habitual do público, que se mostra mais ativo em determinados picos durante a semana, como a hora do almoço, mas prefere não ficar nas redes sociais aos fins de semana.

De qualquer maneira, é importante lembrar-se de que cada marca tem um perfil específico de público. A dica é estar atento às interações em sua própria página e definir seu próprio calendário com os melhores dias e horários para sua marca atuar na rede.

Melhor horário para empresas de TI postarem no Facebook

O público de TI é formado por pessoas que precisam estar continuamente conectadas. As atualizações sobre produtos, serviços e soluções que façam a engrenagem da tecnologia continuar funcionando são constantes. Se a ideia da sua empresa é alcançar público, as dicas para os melhores horários de postagens no Facebook são:

  • Segundas-feiras, às 12h;
  • Terças-feiras, entre 10h e 12h;
  • Nos dias úteis, entre 8h e 16h.

Melhor horário para empresas de varejo postarem no Facebook

Seja para gerar vendas diretas ou para ganhar visibilidade, o Facebook é, com certeza, um ambiente perfeito para marcar presença. Para essa estratégia ganhar força, vale a pena seguir as dicas dos melhores horários para postar, que são:

  • Terças-feiras, às 14h;
  • Quartas-feiras, entre 11h e 15h;
  • Quintas-feiras, às 16h;
  • Sextas-feiras com grande força às 11h e boas respostas entre 10h e 15h;
  • Nos dias úteis, entre 10h e 18h, os resultados de engajamento são satisfatórios.

Melhores horários para postar no Instagram

Segundo dados de mercado, mais de 80% das empresas apostam no Instagram e 47% dos usuários preferem essa rede social. E isso tende a aumentar, afinal, cada vez mais os conteúdos são criativos e usam recursos visuais. Contudo, assim como no Facebook, alcançar o público de maneira orgânica está cada vez mais difícil no Instagram. Por isso, entender os melhores horários para postar, de acordo com o seu nicho de negócios, é importantíssimo para alcançar bons resultados.

De maneira geral, os melhores horários para postar no Instagram, são:

  • Quartas-feiras, às 15h;
  • Quintas-feiras, às 5h, às 11h e entre 15h e 16h;
  • Sextas-feiras, às 5h;
  • De terça à sexta-feira, entre 9h e 18h, há segurança para encontrar bom engajamento;
  • Não são recomendadas postagens aos domingos.

Desses dados, é possível tirar algumas conclusões interessantes, como, por exemplo, o fato de que é possível ter bom engajamento às 5h da manhã – quase madrugada. Isso ocorre porque é cada vez mais comum que, ao acordarem, as pessoas chequem imediatamente o celular.

Além disso, o período da tarde, nos dias úteis, mostra-se uma faixa de horário com muitas pessoas navegando ao mesmo tempo. Isso se deve, provavelmente, pelas pessoas procurarem meios de quebrar a rotina e descansar a mente.

Outro ponto interessante é que, ao contrário do Facebook, os fins de semana são bons dias para postar no Instagram – exceto na manhã de domingo.

Melhor horário para empresas de TI postarem no Instagram

Por ser uma rede social de navegação rápida, o Instagram tem o poder de inspirar rapidamente, o que é interessantíssimo para o público de tecnologia.

Nesse contexto, esses são os melhores horários para empresas de tecnologia postarem no Instagram:

  • Quartas-feiras, às 10h;
  • Quintas-feiras o dia todo;
  • De quarta à sexta-feira, das 10h às 17h;
  • Domingos são dias com baixo engajamento.

Melhor horário para empresas de varejo postarem no Instagram

Por ser uma rede social com forte apelo visual, o Instagram traz ótimas oportunidades para o setor de varejo. Assim, é interessante entender quais são os melhores horários para empresas de varejo postarem no Instagram:

  • Entre 11h e 13h aos sábados;
  • Quartas-feiras, o dia todo;
  • Todos os dias entre 10h e 15h;
  • Segundas-feiras geram engajamento mais baixo.

Melhores horários para postar no Twitter

São 350 mil twittes por minuto! Quem diz que o Twitter é uma rede social a ser ignorada, está enganado. Essa plataforma ainda traz ótimas possibilidades de engajar o público e trabalhar estratégias de integração entre redes, reforçando o alcance da marca.

De maneira geral, os melhores horários para postar no Twitter, são:

  • Sextas-feiras, o dia todo e, especialmente, entre 9h e 10h da manhã;
  • Nos demais dias úteis, entre 10h e 12h;
  • Domingos pela manhã geram baixíssimo engajamento.

Além disso, é interessante ficar de olho nas tardes de sábados e todas as noites, já que a rede social funciona como uma segunda tela para os usuários. Ações de marketing e comunicação que integram o Twitter com outras mídias podem gerar resultados poderosos.

Melhor horário para empresas de TI postarem no Twitter

O Twitter é uma rede social para publicações criativas, mas também muito importante para estreitar o relacionamento com o consumidor, por meio de interações. Não raro, é ali que muitos consumidores decidem manifestar sua insatisfação. Para se prevenir, as empresas de TI podem aproveitar os melhores horários para atuar na rede:

  • Sextas-feiras, o dia todo e, em especial, das 08h às 09h;
  • De terça à sexta-feira entre 08h e 16h, o engajamento é satisfatório;
  • Domingos não trazem bons resultados para engajamento.

Melhor horário para empresas de varejo postarem no Twitter

  • Sábados, o dia todo e, em especial, às 13h;
  • Entre 13h e 15h em qualquer dia da semana;
  • Domingos, às 11h e entre 13h e 16h.

Melhores horários para postar no LinkedIn

O Linkedin é uma rede com alto valor corporativo. E isso, de certa forma, diminui o viés comercial da rede. Dependendo do segmento, é interessante marcar presença por lá, mas não com tanta ênfase como em outras redes.

A principal dica para utilizar o Linkedin é focar em publicações sobre os resultados do setor, estreitar o relacionamento com parceiros e inspirar colaboradores. Nesse contexto, os melhores horários para postar, são:

  • Quartas-feiras, o dia todo e, em especial, entre 15h e 17h;
  • Entre terça e quinta-feira os níveis de engajamento são satisfatórios;
  • Entre sexta e segunda-feira, os níveis de engajamento no Linkedin são mais baixos.

Entender os melhores dias e horários de postagens nas redes sociais é muito importante. Mas essa não é uma fórmula mágica. É preciso ter uma estratégia consistente e criar uma linha de comunicação que realmente seja interessante para o seu público.

Formatos de posts, tom de voz e tipos de abordagens devem ser estudados para que os objetivos principais sejam alcançados. Além disso, relatórios que apontem os níveis de engajamento são importantíssimos para acompanhar o que tem dado certo ou não.

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