A popularização da internet como solução estratégias de negócios, mudou o mundo. Se antes era necessário investir em anúncios pagos em mídias tradicionais offline, como TV, rádio e jornal, onde nem sempre os resultados chegavam conforme os principais objetivos, agora é plenamente possível fazer uma segmentação apuradíssima para levar ao seu público tudo o que você deseja divulgar sobre a sua marca. E essa mudança deve-se principalmente aos anúncios de mídias pagas no marketing digital

Se você ainda tem dúvidas sobre a importância de investir em Ads (anúncios digitais) para divulgar o seu negócio, saiba que não há o que temer. Desde que bem feitos e nos canais corretos, os anúncios com mídias pagas podem acelerar incrivelmente os seus objetivos.

Para saber muito mais sobre isso, siga conosco pelos tópicos abaixo, entenda algumas boas práticas sobre as estratégias com anúncios digitais e comece hoje mesmo a colocar a mão na massa! 

Não é exagero: só é lembrado quem aparece

O simples fato de você ter um negócio próprio já impõe a necessidade inadiável de divulgar seus serviços e produtos. Afinal, a velha máxima de que “quem não é visto não é lembrado”, jamais deixará de ser uma verdade absoluta quando a ideia é empreender — seja lá qual for o seu segmento de atuação. 

E para ser lembrado sempre, você tem duas etapas principais: 

  1. Criar um negócio com ótimos diferenciais sobre tudo o que já existe no mercado;
  2. Divulgar o seu negócio no lugar certo, no momento certo e para a pessoa certa. 

É claro que cada um desses tópicos exige a necessidade de muito estudo para afunilar cada vez mais a sua atuação. Pois é a partir desse afunilamento que você vai chegar à otimização de seus recursos, diminuindo consideravelmente os desperdícios de investimentos e, criando estratégias precisas que alcancem o público que de fato tenha interesse em seus negócios.

Após o ponto de partida, que é encontrar o seu diferencial e definir quem é o seu público principal, será necessário fazer com que a sua empresa apareça. E é aí que entra a necessidade de divulgar sua empresa utilizando recursos como conteúdos e divulgação com Ads.

Para começar bem: crie um bom plano de mídia

As mídias pagas têm o papel fundamental de segmentar as divulgações sobre os seus negócios. Em meio a tantas opções que internet oferece, é imprescindível criar uma boa estratégia para favorecer seus objetivos — e isso pode ser desde um maior reconhecimento de sua marca por parte do público ou as vendas diretas. 

E para começar a estratégia com Ads, o primeiro passo é criar um bom plano de mídia.

O plano de mídia consiste em um documento que traça quais os principais formatos e canais que devem ser priorizados para que o público certo seja alcançado a cada campanha. 

A partir desse documento, você deverá criar um cronograma que contemple quais os tipos de anúncios deverão ser utilizados, quais serão os horários e períodos de divulgação e quais serão os canais utilizados.

Esse documento precisa ser analisado constantemente por um profissional especializado para que cada inserção seja correta e a estratégia realmente funcione como pretendida.

Se a sua empresa não conta com um profissional nesse perfil, é fundamental contar com uma agência especializada, já que a necessidade de acompanhar os resultados e fazer as devidas otimizações será fundamental para evitar desperdícios. 

Escolha os Ads certos e os resultados logo aparecem

Sim, mídias pagas são estratégias que requerem investimentos. Mas o que precisa ficar gravado em sua memória é exatamente este ponto: são estratégias. E como toda boa estratégia bem traçada, o foco principal é lucrar sobre os investimentos realizados. 

Portanto, não adianta sair investindo em links patrocinados ou remarketing sem saber bem o que está fazendo. É indispensável que exista um estudo sobre quais são as mídias que estão mais alinhadas aos seus objetivos antes de você começar a investir.

Não se apresse. Antes de qualquer coisa, coloque seus esforços em muita pesquisa para entender onde o seu público realmente está e como a sua empresa poderá ser melhor divulgada. 

Se, por exemplo, o público é mais jovem, as redes sociais podem ser boa escolha. Se o conteúdo é mais técnico, blogs podem funcionar bem. Se as vendas são o foco, portais podem ser boas alternativas. Se a ideia é aumentar o reconhecimento, os links patrocinados oferecem boas soluções. 

É claro que esses são apenas exemplos rasos. Existe a necessidade de entender o por que de cada canal e segmentar ao máximo cada campanha.  

Com uma boa definição da estratégia, não tenha dúvidas de que os resultados serão cada vez mais rápidos e melhores. 

Conhecendo os principais canais do marketing digital, você incrementa seus objetivos

Existem muitos tipos de canais para o investimento em mídias pagas, mas são 3 as principais opções mais utilizados nas estratégias de marketing digital. Vamos a elas:

Motores de busca

Quando você faz uma pesquisa no Google, Bing ou até mesmo o Youtube, são os motores de buscas os responsáveis por trazerem resultados relevantes que ajudem você a encontrar o que realmente deseja. E entre esses resultados, estão também os anúncios com mídias pagas.

A principal maneira de investir em mecanismos como o Google ou Bing, é por meio de links patrocinados, ou adwords, que trabalham com palavras-chaves e aparecem como resultados pagos nas buscas ou por meio de mídias display, que aparecem como banners em blogs, portais e páginas parceiras.

Já no Youtube, além dos links, existem também as opções com vídeos pagos que aparecem nos segundos iniciais do vídeo buscado, o que oferece um formato mais dinâmico e criativo para a estratégia de divulgação, principalmente quando a campanha é institucional ou de lançamento de um produto ou serviço. 

Redes Sociais

Esse tipo de canal é o mais utilizado no mundo e, sem dúvidas, é fundamental para divulgar sua marca. Redes como Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e até mesmo o Waze, trazem a excepcional possibilidade de criar incríveis segmentações de público graças aos dados oferecidos pelo próprio público. 

É a partir dessas altas segmentações que utilizam informações cedidas pelo próprio público, que será possível alcançar o perfil ideal de consumidor para a sua marca. E dessa maneira, as chances de obter bons resultados são altíssimas. 

Para começar a investir é fácil e prático e você pode entender completamente sobre como anunciar no Facebook no artigo que preparamos neste link.

Portais

Embora não tenham tanta força como em outrora, quando grandes portais como UOL, Terra, IG e outros dominavam o interesse do público, ainda vale a pena investir nesse tipo canal. 

Isso porque os portais contam com uma série de sites, blogs e outras páginas que trazem altíssima segmentação por interesse do público. 

Portais completos oferecem a possibilidade de escolher o local, hora e formato da publicação. E isso permite que o direcionamento seja sempre o melhor possível. Além disso, as chances de publicar anúncios em páginas que tenham relação com sua área de atuação, como, por exemplo, anunciar tênis de corridas em páginas esportivas, as chances de sucesso são grandes. 

Acompanhe com facilidade os resultados dos anúncios pagos

Depois de criada a sua estratégia de anúncios e o acompanhamento no plano de mídia, você perceberá que existe até mesmo uma certa facilidade para acompanhar os resultados de cada esforço realizado. 

Grandes ferramentas de análises de marketing digital, como o Google Analytics e o RD Station, além dos próprios relatórios oferecidos pelas redes sociais, permitem um mapeamento absolutamente completo sobre tudo o que está dando certo ou não.

É assim que você poderá ver quais links patrocinados receberam mais cliques, a quantidade de visualizações de um determinado anúncio, as conversões, o tempo de visualização de um determinado vídeo, a quantidade de pessoas que encontraram o anúncio de sua loja e entraram em contato seja por telefone ou e-mail, o nível de avaliações realizados por seus clientes, enfim, absolutamente tudo o que interessa para otimizar ainda mais os investimentos. 

A partir dessa análise será possível entender quais pontos melhorar para que os próximos passos de suas estratégias digitais sejam ainda melhores. Ou seja, tudo caminha para evoluir ainda mais os seus negócios. 

Não tenha dúvidas: investindo em anúncios Ads você realmente pode alcançar todos os resultados que deseja. O segredo, claro, é o nível criativo praticado em cada anúncios e uma boa equipe de profissionais que façam o acompanhamento completo de cada esforço investido. 

Quer entender ainda mais sobre como colocar as estratégias certas em ação? Use gratuitamente a nossa ferramenta do Raio X do marketing digital e entenda como otimizar ainda mais os seus esforços.

Ainda ficou com dúvidas sobre a importância de investir em Ads e quer saber como começar? Deixe seu comentário abaixo ou entre em contato conosco!