Sites de uma página com parallax são melhores para o SEO?

Ter uma página bonita com parallax ou ranquear bem nas buscas orgânicas? O que é mais importante para o seu website? Muitas vezes essa dúvida cruel surge na cabeça de muitos administradores, que acabam não sabendo exatamente qual é a melhor escolha.

Nas últimas pesquisas focadas para o desenvolvimento de otimizações SEO, foram apontados pontos importantes sobre o quanto os websites de página única podem afetar os resultados nas buscas orgânicas.

Os temas parallax têm sido cada vez mais escolhidos para estruturar as páginas em WordPress, já que é uma opção que combina bem as soluções de design e funcionalidade, o que parece ser algo realmente atraente para os usuários.

Esses temas funcionam de maneira que, enquanto a barra de rolagem é movida para cima ou para baixo, o plano de fundo se move mais lentamente, proporcionando uma experiência agradável de navegação.

Essa escolha tem sido utilizada principalmente em sites de uma única página, onde as opções de menu contam com efeitos de animação enquanto o usuário segue sua navegação. Com isso, todo o conteúdo é exibido de uma só vez.

Mas, sites de única página é bom para SEO?

A navegação com temas parallax é muito interessante para os usuários, que poderão ter boas experiências tanto em desktops, quanto em dispositivos móveis. Contudo, existem muitas dúvidas sobre a eficiência dessa opção para a otimização SEO.

Para resolver essas dúvidas, avaliamos alguns critérios relevantes, como:

  • Velocidade das páginas
  • Títulos e subtítulos,
  • Ranqueamento de palavras-chaves
  • URL
  • Meta data
  • Analytics

Confira abaixo os detalhes observados para cada um desses critérios de otimização SEO, e entenda porque sites de única página podem não ser a melhor escolha para ranquear organicamente.

Velocidade da página

Quando falamos de uma só página que contém arquivos de imagens grandes sem otimização, naturalmente, o resultado será a maior demora para o carregamento na navegação.

O Google dá preferência para páginas com maior velocidade no carregamento, já que isso é essencial para a boa experiência dos usuários.

Dobra superior da página

A dobra superior da página é o espaço onde os usuários podem ver o conteúdo disponível sem que precisem rolar a página.

Com o design parallax, você terá limitado o espaço físico acima da dobra para apenas uma página. Ou seja, boa parte do seu conteúdo estará empurrado para baixo da dobra, o que trará como consequência o entendimento do Google de que sua página exige maiores esforços para a navegação dos usuários, e isso certamente afetará o bom ranqueamento.

Ranqueamento de palavras-chave

Um site de página única pode dificultar a otimização para diferentes termos de pesquisas. Isso porque, quantos mais páginas houver no seu site, maiores serão as chances de o Google rastrear termos otimizados e, com isso, exibir nos resultados das pesquisas.

Com páginas únicas, as oportunidades criadas são muito menores, o que, infelizmente, prejudicará os resultados orgânicos do seu site.

URL

Um site de uma única página coloca todos os resultados em uma única URL. Isso dificulta um ponto importante na otimização SEO: o de usar palavras-chaves na descrição da URL – algo que não será possível caso você não tenha páginas secundárias.

Meta Data

Sites de uma página trazem como consequências chances únicas de otimizar título ou descrição meta.

Títulos H1

Os mecanismos de pesquisas dão peso adicional para palavras-chaves encontradas em títulos principais, chamados de H1. Com isso, a técnica mais recomendada é a de se utilizar um H1 por página.

Desta maneira, você já pode imaginar o quanto a inexistência de páginas adicionais pode afetar o bom ranqueamento nos mecanismos de buscas.

Segundo a dica do engenheiro de software Matt Cutts “Não é tão ruim você utilizar vários H1 desde que seja moderadamente e você tenha uma lógica clara para isso.” Esta preocupação está no fato de que o Google costuma penalizar as páginas que exageram no uso de H1 para otimizar forçadamente as palavras-chaves nos títulos.

Portanto, em sites de uma só página, onde o H1 deverá ser apenas um, as chances de otimização são bem menores.

Analytics

Rastrear as taxas de cliques, taxas de rejeição e conversões, é importantíssimo para saber o andamento de sus estratégias digitais.

Por isso, é fundamental já saber que será muito difícil avaliar todos esses pontos em seu site de única página. Essa será uma dificuldade importante para medir seus esforços de engajamento em páginas com design parallax.

Afinal, usar os temas parallax é bom ou não para as páginas?

Fazendo uma análise especializada em SEO, a resposta é: não. Um website construído em parallax poderá ser realmente muito bonito para soluções de design, mas, considerando as dificuldades para o carregamento e distribuição de palavras-chaves otimizadas nos títulos e ao longo dos conteúdos, podemos afirmar que serão menores as chances de otimização nas buscas orgânicas.

De maneira geral, se a sua preferência é pelo uso de WordPress, certifique-se de que a escolha de um tema Premium deve, pelo menos, dar as chances de adicionar mais páginas sempre que necessário.

Lembre-se de que se o seu website foi criado para gerar conversões, mais do que design moderno, as páginas devem priorizar as boas experiências de navegação dos usuários em conjunto com as otimizações onpage para resultados orgânicos. Essa é uma boa fórmula para aumentas as chances de ranqueamento.

Se você está em dúvidas sobre o quanto o seu site está eficiente para gerar conversões, aqui vai uma dica valiosa: Use nossa ferramenta de Raio X do Marketing para suas páginas e entenda imediatamente o que pode ser melhorado para facilitar seus objetivos. O teste é rápido, fácil e pode dar ótimas direções para os seus negócios digitais.

 

E então, ficou com alguma dúvida sobre o uso do design parallax e websites de página única? Deixe seu comentário abaixo ou entre em contato conosco!

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